A reforma da Neue Nationalgalerie de Mies van der Rohe em Berlim está muito próxima de ser concluída. Com supervisão de David Chipperfield e aguardada por mais de quarenta anos, a obra de restauro e modernização finalmente reabilitará este clássico da arquitetura moderna e a única obra de Mies van der Rohe construída na Alemanha após o término da Segunda Guerra Mundial. Com data de inauguração prevista para o verão europeu de 2021, a Nova Galeria Nacional de Berlim voltará a ser um dos mais procurados e visitados destinos da capital alemã.
A Neue Nationalgalerie, projetada por Mies van der Rohe, está prestes a ser reaberta ao público depois de ter sido fechada para uma ampla reforma em 2015. Concluído inicialmente em 1968, o edifício de aço e vidro é a única obra de Mies van der Rohe construída na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, a qual clamava por um amplo projeto de restauro e modernização.
As primeiras imagens do renovado pavilhão começaram a circular pela internet recentemente, anunciando que “as obras de reforma da estrutura de aço do salão principal haviam sido finalizadas assim como foram substituídos mais de 1.600 metros quadrados de superfícies de vidro e mais de 15.000 metros quadrados de novos revestimentos”. Somando-se a isso, os 2.500 metros quadrados de revestimentos de piso em pedra natural foram reinstalados no local após um longo processo de restauração e conservação. No geral, o projeto de reforma supervisionado pela equipe da David Chipperfield Architects esteve focado basicamente na reestruturação da fachada de vidro, do terraço e da praça de acesso assim como na manutenção da estrutura de concreto e aço do pavilhão de Mies, assim como a introdução de novos sistemas de segurança e combate à incêndio.
Além disso, segundo a Bundesamt Für Bauwesen und Raumordnung, representante da Neue Nationalgalerie, “o projeto de paisagismo original foi resgatado assim como todos os detalhes do jardim das esculturas”. Neste momento, as obras se concentram no entorno do pavilhão, incluindo a restruturação das vias de acesso e calçadas. Embora a reforma da estrutura projetada por Mies esteja praticamente concluída, a inauguração do pavilhão foi adiada para o início da primavera européia devido a atrasos decorrentes das restrições impostas pela pandemia de COVID-19.